A declaração de Bremen tem como objetivo disponibilizar o enquadramento necessário para orientações no sentido de uma mobilidade urbana sustentável que considera a realidade das cidades europeias. Assim, é promovida uma utilização integrada e eficiente no sentido do uso do espaço urbano dando prioridade aos cidadãos em vez de os veículos e ao planeamento da cidade e a sua mobilidade como um só. A metodologia da IrRADIARE, expressa através do Movvib, está em linha com os objetivos da Declaração de Bremen.

 

Uma metodologia integrada inteligente de planeamento e gestão foi implantada para abordar simultaneamente a mobilidade sustentável, a oferta e procura de energia, bens e qualidade do ar e do ambiente urbano e gestão de infraestruturas num quadro estratégico tendo em conta as metas de sustentabilidade, nomeadamente as emissões de CO2, aceleração económica, oportunidades sociais e estabilidade demográfica.

 

A utilização para a gestão da sustentabilidade a nível urbano e regional mostrou que a integração de várias esferas numa única gestão de sustentabilidade partilhada, incluindo a mobilidade, é crítica para o sucesso dos programas e das estratégias locais.

 

Uma plataforma de gestão de energia inteligente foi estabelecida para servir a metodologia implementada. Várias esferas periféricas conectam a plataforma a frentes diferentes de gestão urbana sustentável, na qual a mobilidade e o transporte predominam. Essas esferas abordam e integram simultaneamente desafios de gestão desde a procura de energia em tempo real e a disponibilidade e exploração de ativos, à análise de previsão de longo prazo necessária para apoiar a decisão sobre os objetivos a longo prazo delineando rotas estratégicas.