Repensar a mobilidade urbana requer uma abordagem integrada. Trata-se de otimizar a utilização de todos os meios de transporte e organizar a co-modalidade entre os diferentes modos de transporte coletivo, transporte individual e modos suaves, bem como reconciliar os interesses do transporte de mercadorias e do transporte de passageiros, independentemente do meio de transporte utilizado. Trata-se também de atingir objetivos comuns em termos de prosperidade económica gerindo a procura de transporte para garantir mobilidade, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental.

A aplicação dos Sistemas de Transportes Inteligentes a todos os meios de transporte e serviços de mobilidade, tanto de passageiros como de mercadorias, pode apoiar a formulação de estratégias, a implementação de políticas e o acompanhamento de cada uma das medidas concebidas no âmbito do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável.

Para serem eficazes, as políticas de mobilidade urbana devem basear-se numa abordagem tão integrada quanto possível, combinando as respostas adequadas para cada problema individual (inovação tecnológica, desenvolvimento de sistemas de transportes não poluentes, seguros e inteligentes, incentivos económicos e alterações regulamentares).

 

«  LOGÍSTICA  |  SUSTENTABILIDADE URBANA  |  FINANCIAMENTO  |  INTEGRAÇÃO  |  GESTÃO INTELIGENTE DE MOBILIDADE  |  MOBILIDADE ELÉTRICA  »